Fonte: AMB / Fotos: Divulgação AMB
Data: 19/09/2016
Três candidatos disputarão as eleições da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). São eles: Jayme Martins de Oliveira Neto, da chapa “AMB Forte, Independente e Representativa”, Gervásio Protásio dos Santos Júnior, da “AMB de Magistrado para Magistrado”, e Michel Curi e Silva, da “Magistrados Independentes”. O pleito acontecerá no período de 5 a 11 de novembro.
Alguns membros da chapa e magistrados que apoiam os candidatos da “AMB Forte, Independente e Representativa” gravaram entrevistas, que estão postadas no youtube, como a Presidente da Amaerj e Diretora de Coordenação Social do Instituto dos Magistrados Brasil (IMB), juíza Renata Gil, e o Presidente da Amajum e Diretor de Integração Judiciária do IMB, juiz auditor Edmundo Franca de Oliveira.
O Presidente da Comissão Eleitoral da AMB e desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Roberval Belinati destaca que todos protocolaram as candidaturas na sede da AMB, em Brasília, dentro do prazo estabelecido. “A candidatura de três chapas enriquece o debate eleitoral, porque mais propostas em favor da magistratura deverão ser apresentadas para a reflexão da classe. Deverá vencer as eleições a chapa que apresentar o melhor projeto para a AMB”, afirma o desembargador Belinati. As chapas, segundo informa o magistrado, terão espaço no site da AMB e no Jornal da AMB para divulgar suas propostas.
Está programado um debate entre os candidatos para o dia 5 de novembro, no VI Encontro Nacional dos Juízes Estaduais (Enaje), em Porto Seguro, na Bahia.
Após a oficialização do registro das chapas, a Comissão Eleitoral vai fazer o sorteio para definição da ordem de colocação das chapas na cédula e em todos os documentos de divulgação. Em seguida, vai iniciar a remessa aos eleitores de circular informativa do pleito, acompanhada de duas sobrecartas. O eleitor poderá votar na cédula de papel, no período de 10 a 11 de novembro, enviando-a pelos correios para a sede de sua associação estadual, ou pessoalmente na associação. Poderá, ainda, votar pela internet, no período de 5 a 9 de novembro. A apuração do pleito ocorrerá no dia 11 de novembro, a partir das 18h (horário de Brasília) e a posse da diretoria eleita está programada para o dia 15 de dezembro em Brasília.
Confira as três chapas participantes:
AMB FORTE, INDEPENDENTE E REPRESENTATIVA
Atual Presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Jayme Martins de Oliveira Neto registrou a candidatura no dia 5 de setembro. Um grupo de magistrados acompanhou o juiz e atual Presidente da Apamagis no momento da entrega do documento às funcionárias do setores jurídico e Secretária-geral da AMB.
Compõem a chapa “AMB Forte, Independente e Representativa” como vice-presidentes os magistrados: Renata Gil de Alcântara Videira (Amaerj e IMB), Heyder Tavares da Silva Ferreira (Amepa), Maria Isabel da Silva (Amagis -DF), Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira (Amab), Nelson Missias de Morais (Amagis-MG), José Arimatéa Neves Costa (Amam), Paulo César Alves das Neves (Asmego), Francisco Borges Ferreira Neto (Ameron), Julianne Freire Marques (Asmeto), Jerson Moacir Gubert (Ajuris) e Gisela Ávila Lutz (Amatra I).
Para as coordenadorias fazem parte da Justiça Estadual, Frederico Mendes Júnior (Amapar), da Justiça do Trabalho, Diego Petacci (Amatra
II/SP), da Justiça Federal, Renata Andrade Lotufo (Ajufe), da Justiça Militar, Paulo Adib Casseb (Amajme) e dos Aposentados, Alemer Ferraz Moulin (Amages).
Já no Conselho Fiscal participam Helvécio de Brito Maia Neto (Asmeto), Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira (Apamagis) e José Anselmo de Oliveira (Amase).
AMB DE MAGISTRADO PARA MAGISTRADO
Presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Gervásio Protásio dos Santos Júnior registrou a candidatura em 12 de setembro. Ao entregar o documento ao Secretário-geral adjunto da AMB Alexandre Abreu, o magistrado estava acompanhado por um grupo de magistrados.
Fazem parte da chapa como vice-presidentes os juízes Emanuel Bonfim Carneiro Amaral Filho (Amepe), Nartir Dantas Weber (Amab), Ícaro Carvalho de Bem Osório (Ajuris), Cássio André Borges dos Santos (Amazon), Leonardo Lúcio Freire Trigueiro (Amapi), José Carlos Kulzer (Amatra 12), Sandro Pitthan Espíndola (Amaerj), Fernando Antonio Prazeres (Amapar), Júlio César Machado Ferreira de Melo (AMC), Marcos Coelho de Sales (AMPB) e Alexandre Quintino Santiago (Amagis-MG).
Para as coordenadorias são integrantes da Justiça Estadual, Sebastião Coelho da Silva (Amagis-DF), da Justiça do Trabalho, Rodrigo Trindade de Souza (Amatra 4), da Justiça Federal, Rogério Favreto (Ajufergs), da Justiça Militar, Fábio Duarte Fernandes (Amajme) e dos Aposentados, Haroldo da Gama Alves (Amatra 8).
Do Conselho Fiscal participam Valdeíse Maria Reis Bastos (Amepa), Marcos de Oliveira Pinto (Amase) e José Hercy Ponte de Alencar (ACM).
MAGISTRADOS INDEPENDENTES
Juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Michel Curi e Silva protocolou a candidatura no dia 12 de setembro. O candidato à presidência estava acompanhado dos integrantes da chapa Ronie Carlos de Sousa e Eduardo Cubas. Eles entregaram o documento ao Secretário-geral adjunto da AMB Alexandre Abreu.
Compõem a chapa como vice-presidentes os seguintes magistrados: Alexandre Augusto Quintas (Amajme), Arielson Ribeiro Lima (Amepa), Edir Josias Silveira Beck (AMC), Eduardo Luiz Rocha Cubas (filiação direta à AMB – DF), Irineu Jorge Fava (Apamagis), Ludmila Lins Grilo (Amagis-MG), Paulo Cesar Ribeiro Meireles (Apamagis), Robson Celeste Candelorio (Amamsul), Rogério Carlos Demarchi (AMC), Ronie Carlos Bento de Sousa (filiação direta à AMB – GO) e Walter da Silva (Apamagis).
Os integrantes das coordenadorias são: Justiça Estadual, Luiz Gomes da Rocha Neto (Amepe); Justiça Federal, Roberto Wanderley Nogueira (filiação direta à AMB – PE); Justiça do Trabalho, Andrea Keust Bandeira de Melo (filiação direta à AMB – PE); Justiça Militar, Jorge Luiz de Oliveira da Silva (Amajme), e dos Aposentados, Eduardo Guimarães Pessôa (Amaerj).
Para o Conselho Fiscal participam Marcus Vinicius Garcia da Silva (Amab), Paulinne Simões de Souza (Amamsul) e Vinícius da Silva Pereira (Amagis-MG).