Criar uma Loja Virtual Grátis
ONLINE
6




Partilhe esta Página



Total de visitas: 30839
IMB tem novo Presidente Regional em Pernambuco
IMB tem novo Presidente Regional em Pernambuco

         O desembargador Eduardo Augusto Paura Peres tomou posse nesta quinta-feira, como Presidente da Seção Estadual em Pernambuco do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, recebendo as boas-vindas do Presidente da entidade, Desembargador Roberto Guimarães. O acontecimento se deu na sede do IMB, onde estiveram presentes os Desembargadores Roberto de Souza Côrtes (1º Secretário Adjunto), Fabio Dutra (1º Tesoureiro), Roberto Luís Felinto de Oliveira (Relações Interestaduais) e o Juiz Auditor Edmundo Franca de Oliveira (Integração Judiciária).

 

            O Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil, desembargador Roberto Guimarães, deu posse ao desembargador Eduardo Augusto Paura Peres como Presidente da Seção Estadual em Pernambuco do IMB, na sede da entidade, onde compareceram para dar as boas-vindas os diretores desembargador Roberto de Souza Côrtes (1º Secretário Adjunto), desembargador Fabio Dutra (1º Tesoureiro), desembargador Roberto Luís Felinto de Oliveira (Relações Interestaduais) e o Juiz Auditor Edmundo Franca de Oliveira (Integração Judiciária e Presidente da AMAJUM), acompanhado pelo Delegado da OAB junto à Justiça Militar da União Dr. Agostinho Campos.

            O Presidente do IMB destacou que está muito satisfeito em poder realizar, logo no início da sua segunda gestão, o que sempre almejou para o Instituto, que é nacional, ter representação em todo o país. O magistrado afirmou a excelente escolha para a representação em Pernambuco, lembrando que o nome do desembargador Paura Peres foi indicado pelo Diretor de Integração Judiciária, juiz auditor Edmundo Franca, e logo foi aceito.

            O desembargador Paura Peres, que foi Corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, disse que sentiu-se muito honrado com a nova função no IMB e contou que tornou-se associado há mais de três décadas, pelas mãos do desembargador Neri dos Santos, representante do IMB em Pernambuco naquela época.

 

 

 

Breve entrevista

 

            Assim que teve o nome indicado para ser o Presidente da Seção Estadual em Pernambuco do IMB, o desembargador Eduardo Augusto Paura Peres concedeu a breve entrevista que segue:

– Como recebeu o convite para representar como Presidente Regional do IMB o seu estado de Pernambuco?

Recebi o convite com alegria e satisfação por ter o meu nome lembrado pela Diretoria do IMB. Não poderia ser diferente. Estou associado ao IMB já há algumas décadas e tenho ciência do importante papel que ele desempenha, principalmente no tocante à divulgação da cultura jurídica. Destaco a qualidade das revistas produzidas pelo Instituto, entre outros veículos informativos.

- Com a experiência de Diretor Secretário Geral da Andes (Associação Nacional de Desembargadores), já pensou em alguma sugestão para a nova gestão do IMB?

A nova gestão do IMB, na verdade, é uma renovação do mandato do eminente desembargador Roberto Guimarães, reeleito, na noite da última terça-feira (15 de março), presidente do IMB por mais três anos. A reeleição demonstra o reconhecimento, pela classe dos magistrados brasileiros, do profícuo trabalho que o desembargador Roberto Guimarães vem desenvolvendo em sua gestão, voltado para levar conhecimento aos associados de candentes assuntos da atualidade jurídica do País. Tenho que a função de presidente regional do IMB tem que se amoldar às diretrizes traçadas pelo presidente nacional e sua Diretoria. Estarei disposto a colaborar com as mesmas no âmbito de atuação local; evidentemente, sugestões podem surgir como mera intenção de colaborar, porém depois de uma conversa mais de perto para melhor conhecer o pensamento do presidente nacional.

- Por serem ambas as instituições de âmbito nacional, acredita que a parceria poderá fortalecer a magistratura no cenário brasileiro?

Tenho que a Andes e o IMB têm peculiaridades próprias, com pontos de convergência, uma vez que ambas são entidades ligadas à magistratura. O IMB, no entanto, tem uma abrangência maior de magistrados, por envolver o 1º e 2º graus de jurisdição, além do fato de ser uma entidade mais voltada à cultura e ao aperfeiçoamento do magistrado, com veículos de informações conceituados e maior tempo de existência. No que diz pertinência à parceria entre ambas, penso que haverá sim fortalecimento, na medida em que pode haver um maior apelo para a participação associativa dos magistrados nas duas entidades referidas, que, sem dúvida, buscam melhor servir o associado.

- Qual a sua mensagem para os magistrados brasileiros?

Aos magistrados, gostaria de deixar a mensagem de maior unidade para o seu fortalecimento, mormente em tempo de tantas nuvens negras que pairam sobre o País. Há uma esperança de uma contribuição cada vez maior do Judiciário brasileiro, que tem cumprido com suas tradições de honradez e bravura, em busca de soluções enérgicas e eficazes para o futuro do País. A palavra, portanto, não poderia ser outra senão de união e de apoio a todos os órgãos do Judiciário, para que obtenham, cada vez mais, credibilidade e confiança do povo brasileiro.

 

Maria da Conceição Sá